sábado, 25 de julho de 2009

Dica paulistana - com gostinho de infância

Quem nunca leu um gibi da turma da Mônica, que atire a primeira pedra!...

Mauricio de Sousa completa, em 2009, 50 anos de uma carreira repleta de grandes ideias e personagens inesquecíveis, que fazem parte (ou já fizeram algum dia) da infância da grande maioria das crianças brasileiras.

Fã incondicional da dentucinha mais charmosa do Brasil, fui conferir a exposição Mauricio 50 anos no MuBe (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo.
A primeira parte conta com uma linha do tempo, na qual banners coloridos relembram cada momento da carreira do quadrinista. Década a década, vão-se descortinando os primeiros passos de cada personagem, desde os mais conhecidos até os que recentemente ressurgiram em histórias especiais, como Os Napões.

Para quem vivenciou a época, é uma oportunidade deliciosa para reviver momentos da infância - eu mesma, em alguns momentos, me vi mostrando alguns brinquedos dos anos 70, 80 e 90 e falando "eu tenho... eu tive..." (rssss)!

E, para a criançada, é uma maneira divertida para descobrirem quando cada personagem nasceu, como evoluíram suas formas, como eram as tirinhas iniciais...

Nesse espaço estão também expostos alguns dos prêmios recebidos por Mauricio durante sua carreira (que não são poucos), e uma atração pra lá de especial: o verdadeiro coelhinho da Mônica, fonte de inspiração para o famoso e invencível Sansão!

Há muito para se ver: televisores com uma biografia recentemente produzida pelo History Channel, campanhas publicitárias antigas da Turma da Mônica e trechos dos longas metragens; alguns dos milhares de produtos licenciados dos últimos tempos; um estúdio de desenhos animados, com direito a rotativas exibindo, no dia em que eu fiz a visita, o lindinho A Princesa e o Robô...


Bom, não vou contar todos os detalhes, pois muito da graça está em conferir pessoalmente cada centímetro destinado a essa exposição. Minha última dica é: vá sem pressa alguma... e saboreie cada novo quadro e escultura no espaço especialmente destinado aos já famosos quadrões, que são releituras de pinturas e esculturas famosas, com todos os personagens da turma como protagonistas.

Para não estragar a surpresa das novas obras, mostrarei apenas um quadro já consagrado: Magali e Mônica de rosa e azul, inspirado em quadro de Renoir.
Ah, sim... e quem sabe você não tem a mesma sorte que eu e encontra o próprio Mauricio de Sousa, fotografando e conferindo tudo, simpaticíssimo com as pessoas inconvenientes (como eu...) que teimam em perturbar-lhe o sossego para trocar umas palavrinhas e tirar uma fotografia?
Serviço
O Museu Brasileiro da Escultura fica na Avenida Europa, 218, no Jardim Europa, em São Paulo.
Fica aberto de terça a domingo, das 10 às 19 horas, com acesso facilitado para deficientes físicos.
A entrada é gratuita. Estacionamento, com valet parking, estava a R$ 10,00 no dia da visita (um domingo).
Mais informações: http://www.mube.art.br/
Agradecemos a preferência!
Volte sempre!

Um comentário:

  1. Poxa, essa acho que vou conferir. Sempre quis ver os quadrões e tb adoro essa dentuça brava e baixinha!

    ResponderExcluir